A Escolha
das cores certas para um empreendimento é a peça principal para o sucesso, mais
importante até mesmo que o nome da sua marca, ou o símbolo que ela terá.
84,7% dos
consumidores acham que a cor é o aspecto mais importante de um produto ou
marca, muito mais importantes que outros fatores como som, odor ou textura.
Após alguns
segundos em um estabelecimento ou observando um produto, o cliente aprova ou
rejeita aquela oferta unicamente pelo aspecto visual, e inconscientemente o aspecto
visual mais importante são as cores.
Obviamente
sabemos que as cores predominantes em uma marca é o que levará ao
reconhecimento dela, a combinação de cores escolhidas é o que nos fará lembrar
com mais facilidade de certo produto. Anúncios coloridos são muito mais notados
que anúncios em Preto & Branco, não é mesmo?
As cores
escolhidas da forma certa melhorarão o entendimento e a forma que seu cliente
capta sua mensagem.
As Cores têm
um papel fundamental para a percepção que nós temos de tudo que nos rodeia.
Agora que
sabemos a importância das cores, veremos agora individualmente como cada uma
delas nos transmite determinados sentimentos e emoções.
As cores são
praticamente infinitas dada a quantidade de combinação que podem ser feitas
entre elas, porém na Color Wheel, ou Roda de Cores, criada por Isaac Newton em
1666 elas são separadas primeiro em:
Cores
Primárias: Vermelho, Amarelo e Azul
Cores
Secundárias: Laranja, Verde e Roxo
Vamos falar
um pouco sobre cada uma dessas cores e então veremos como elas podem ser
empregadas na nossa Logo ou Layout.
Vermelho: É
a cor mais quente de todas, ela estimula a energia podendo aumentar a pressão
sanguínea, respiração, as batidas do coração e o pulso.
É uma cor
muito usada em restaurantes e promoções. Visto que ela tem o poder de aumentar
o apetite e atrais compradores compulsivos.
Amarelo: É a
cor mais energizante entre as cores quentes, estimula a felicidade e o bem
estar. Torna as pessoas mais falantes e ajuda a desenvolver a concentração e o
intelecto.
É muito
utilizada para prender a atenção das pessoas em determinado material
publicitário ou vitrine. Geralmente utilizada para sinalizar, visto que é uma
cor que atrai a atenção do espectador.
Azul: Representa
Calma, Segurança e Companheirismo. Estimula a Criatividade e coisas
relacionadas a Espiritualidade.
Geralmente
utilizada em Marcas Corporativas e Institucionais, visto que é uma cor que
transmite Respeito e Confiança, diminui o apetite e aumenta a produtividade.
Muito
associada também com água e paz.
Laranja:
Entrando agora nas cores secundária temos aqui no Laranja uma cor equilibrada,
nessa cor nós temos uma mistura das sensações encontradas no Vermelho e no
Amarelo, sendo que com equilíbrio.
Essa cor é
vibrante e cheia e energia, e ao mesmo tempo amigável e convidativa.
É muito
utilizada para chamar atenção, como mensagens com ‘Compre Agora!’ ou então
‘Acesso Imediato!”
Essa é a cor
preferida dos compradores compulsivos, já que transmite a urgência de comprar o
produto, e ainda assim continua confortável por fazer isso.
Verde: É uma
cor jovem que está diretamente ligada a Saúde e Tranquilidade. Representa o
Crescimento, a Força Vital e a Natureza, tem um poder calmante e alivia o
Stress.
Muitas
marcas utilizam essa cor afim de trazer relaxamento para seu cliente, denota a
sensação que o produto é natural e saudável ou para promover alguma situação
Ambiental.
Roxo: É a
cor que representa o Luxo, A Riqueza, A Nobreza.
O Roxo
combinado a estabilidade do Azul e a Energia do Vermelho, trazendo a sensação de
Jovialidade e Mudança.
É uma cor
diretamente ligada com a espiritualidade e o mistério.
Frequentemente
é uma cor utilizada em Produtos de Beleza, marcas relacionadas a Organização e
Criatividade.
Sabendo um
pouco sobre a Psicologia das Cores Primárias e Secundárias podemos ter uma base
para escolher as cores corporativas de uma Marca.
Esse é o
ponto principal para atingir o público alvo sabendo qual sensação queremos
transmitir.
Veremos
agora a Logo de algumas empresas afim de identificar o que estavam tentando
transmitir quando utilizaram determinadas cores em seu logotipo:
Zap
Imóveis: É um portal on-line que tem
como objetivo facilitar a vida de quem busca um imóvel, as cores escolhidas
para compor a logo foi o Azul e Laranja. Cores complementares na Roda de Cores
que trazem as sensações perfeitas para quem busca um imóvel. O Laranja da marca
trás a sensação de alerta e estimula o desejo pela aquisição do imóvel, já o
azul trás a sensação de Segurança e Confiabilidade necessárias para alugar ou
comprar seu imóvel. Muitas imobiliárias utilizam essas cores corporativas visto
que é a combinação perfeita de sensações que o cliente precisa ter nesse
segmento.
Burger King:
Quando o assunto é Psicologia de Cores as redes de fast food sempre são
lembradas, aqui a escolhida foi o Burger King, que tem como suas cores
institucionais na logo o Vermelho, Amarelo e Azul.
O Vermelho
trás a sensação de urgência por saciar um desejo, como acelera metabolismo faz
o cliente consumir e ir embora rápido. O Amarelo deixa o cliente alegre e
confortável com o ambiente, o que gera um ambiente familiar ao fast food. O
Azul transmite o respeito necessário para mostrar que podemos confiar em seus
alimentos.
Padrão Enfermagem:
Nessa Logo foi utilizada duas cores excelentes para o segmento do Ensino da
Saúde, para quem ensina como cuidar de outras pessoas o Verde e o Cinza são
escolhas perfeitas. O Cinza que não falamos ainda nesse artigo é uma mistura de
duas cores, o preto e o branco, combinando assim suas sensações que respectivamente
são a seriedade e a limpeza, amenizando um ao outro havendo assim um equilíbrio
entre ambas as sensações. Na logo também trás o verde que é uma cor jovem que
alivia o stress e tranquiliza, e ainda é uma cor diretamente ligada com a
Saúde.
Sendo assim
sabemos que a escolha das cores em um projeto é um ponto crucial que decidirá
se sua marca terá ou não sucesso.
Em um projeto
é sempre necessário estudar a fundo qual é o público alvo, conhecer o seu cliente
e entrar em seu subconsciente afim de descobrir como chegar até ele.
Entretanto
existem diversas formas de combinar cores, e lembre-se que ao combinar cores você
está também combinando sensações. Fique atendo em como seu projeto será
recebido pelo seu espectador.
Falaremos
mais sobre isso em um próximo artigo!
Texto: Hugo Couto
Neves
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